SoftEasy

SOLUÇÕES PARA GESTÃO LABORATORIAL

Ideias e soluções focadas a área médica

(11) 2094.4117

Gestão Laboratorial

É evidente que um laboratório de saúde bem gerido, com um programa de qualidade adequado, tem um papel importante na melhoria do padrão de prestação de serviços de saúde à comunidade. Existem muitas definições para indicar o que é gestão, mas há u consenso que o define como o processo de previsão, planejamento, organização, comando, coordenação, controle e motivação.

É claro que gestão é parte do processo de fazer as coisas por meio de pessoas. A gestão laboratorial, assim, combina recursos muitas vezes escassos, com a ação humana em movimento criativo e energético, transformando as práticas diárias em atividades eficazes e rentáveis. Uma boa gestão, assim, é gerada pela combinação das habilidades e talentos dos indivíduos envolvidos na realização dos processos em organizações.

Eficácia é o grau em que um objetivo claramente declarado é alcançado, é algo que a gestão deve continuamente tentar melhorar. A avaliação de todas as atividades de realização é feita em comparação com o objetivo, ou seja, a avaliação ajuda a julgar a eficácia da gestão, e planejar o curso de ação futuro.

O primeiro passo para uma abordagem sistemática da gestão laboratorial começa com o estabelecimento de metas gerais e objetivos específicos por parte do pessoal do laboratório. A utilização de tais objetivos, para fins de gerenciamento, é conhecida como gestão por objetivos. Para atingi-los, o laboratório deve ter instalações adequadas, equipamentos e suprimentos, e um número adequado de pessoal qualificado.

Diferenciais de Gestão Laboratorial

Tal como utilizado aqui, os objetivos de uma gestão laboratorial são afirmações gerais e qualitativas da filosofia geral da organização. Por exemplo, um objetivo pode ser um compromisso de laboratórios hospitalares em ser um componente vital de um hospital, proporcionando um ambiente de excelência na assistência ao paciente, para servir a comunidade, e para servir como um cenário para o ensino clínico.

Seja qual for o objetivo, ele deve ser consistente com a organização, sua estrutura, o estilo de gestão do diretor do laboratório, e com os recursos disponíveis. Por sua vez, essas metas devem influenciar os futuros programas do laboratório e as atividades da equipe diretora e funcionários do laboratório.

Os tipos de metas estabelecidas para um laboratório irão variar muito. Por exemplo, as metas para o funcionamento de um laboratório com dois médicos são diferentes daquelas de um laboratório de referência que serve milhares de pacientes ao longo de uma grande área geográfica.

Um exercício útil de gestão laboratorial para um novo laboratório é escrever as metas globais do laboratório, após discussões com o pessoal apropriado na organização. Como parte deste processo, diretores de laboratórios devem incentivar os contributos escritos a partir de cada nível de organização, para o desenvolvimento de metas e objetivos.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre Gestão Laboratorial

A gestão de um laboratório é um processo de formulação, desempenho e avaliação, e como tal, fornece meios de se concentrar em fatores pertinentes e problemas que afetam a prática diária. Em outro nível, existem softwares que auxiliam o pessoal na administração de questões práticas, que certamente colaboram na facilitação das atividades do dia a dia, tendo também papel importante na gestão. Quando gestão de laboratório é eficiente, produz trabalho de alto padrão em um ambiente seguro e agradável. Caso você queira saber mais sobre este assunto, por favor, entre hoje mesmo em contato com um de nossos especialistas.



Localização

Rua Vilela, 652 - Sala 1203

Tatuapé - São Paulo - SP

03314-000

(11) 2094.4417

comercial@softeasy.com.br

www.softeasy.com.br